Importância da Digitalização para o setor da Banca e Seguros

Banca e Seguros vivem momentos de transformação.

São dois sectores que operam em mercados cada vez mais competitivos, em parte, devido ao surgimento de novos players nacionais e europeus.

É através da modernização das áreas de IT e da transformação digital que as instituições estão a conseguir fazer face aos desafios atuais com sucesso, procurando sempre cumprir a máxima de negócio: corresponder às expectativas e oferecer a melhor experiência aos seus clientes.

Como é que o IT suporta estes objetivos no cenário atual? Através de ações que pretendem reforçar a ligação dos clientes com os seus bancos ou seguradoras, tais como:

  • Disponibilizar diversos canais que permitam os clientes satisfazer as suas necessidades de forma rápida e intuitiva;
  • Melhorar o atendimento e fazer uma gestão mais eficientes dos vários canais – que devem estar integrados;
  • Oferecer serviços e produtos diferenciados.

A par destes objetivos, a Banca e os Seguros devem saber responder de forma ágil às mudanças no seu ambiente.

Especificamente no setor da Banca, a PSD2, uma regulamentação aprovada recentemente, possibilitou a existência de players que diferem de instituições financeiras “puras”, mas que se especializaram num determinado serviço.

A entrada em cena das fintech trouxe um conjunto de oportunidades e uma necessidade premente: os bancos devem conseguir acompanhar o ritmo de inovação imposto por estes novos players

Soluções Digitais para Banca e Seguros

Em termos tecnológicos, as soluções digitais adaptam-se na perfeição aos objetivos de negócio da Banca e Seguros, trazendo novas visões sobre os clientes e as suas necessidades, tais como:

Analítica

  • A recolha e tratamento dos dados é fundamental nos negócios de banca e dos seguros. É preciso conhecer melhor os clientes e personalizar as ofertas, e isto faz-se através da análise e extração de conclusões a partir de grandes volumes de dados.
  • Através da análise de uma base de dados é possível perceber quais os tipos de solicitações dos clientes e desenhar ofertas, produtos e serviços que se encaixem nestas expectativas.

Segurança

  • Este é um dos temas mais importantes na área da banca, mas também no setor dos Seguros. A proteção das instituições e dos seus clientes é uma preocupação de 1ª linha da Axians.
  • Trabalhamos com departamentos internos que são especialistas em cibersegurança por forma a criar barreiras eficazes a ataques de qualquer natureza.

Inteligência Artificial e Machine Learning (Bots)

  • Implementação de um contact center que substitui muitas das operações realizadas em balcões tradicionais e que ajudam os clientes de forma quase imediata (perdas de cartão, dúvidas e esclarecimentos, etc.);
  • Criação de um centro especializado em que os gestores de conta passam a estar remotamente disponíveis para os seus clientes – encurtando a distância entre ambos e promovendo uma relação de confiança.

Telemática e IoT (Internet of Things)

  • Área relevante para as seguradoras, em particular no ramo automóvel, e com inúmeras aplicações:
    • Através de um conjunto de sensores, chips eletrónicos e dispositivos conectados aos veículos é possível extrair dados em dados real sobre o estado das viaturas, localização, data de inspeção automóvel, entre muitos outros;
    • Os automóveis passam a estar ligados à web e integrados com os smartphones dos condutores, dando acesso a um conjunto de novas funcionalidades que permitem aos proprietários dos veículos ganhos de eficiência, segurança e poupança através da análise dos seus hábitos de condução.
  • Tecnologia IoT e telemática permitem obter informação essencial para avaliar os risco dos seguros automóvel – otimizando os custos para as companhias seguradoras;
  • Seguradoras melhoram o seu papel na previsão, prevenção e assistência em caso de acidentes rodoviários, só possível devido à recolha e análise de um grande volume de dados transmitidos, diretamente, pelas viaturas.
  • Tecnologia permite ainda rastrear frotas, aumentando a sua eficiência e reduzindo os riscos para os condutores.

Banca e Seguros estão em processo de transformação digital.

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Vantagens para o Setor da Banca e Seguros

Oferta personalizada e integrada

A Axians tem soluções integradas, focadas nos grandes desafios de negócio que a transformação digital representa para a Banca e dos Seguros. Oferecemos soluções concretas para problemas específicos.

Elevada experiência no setor

Temos um historial de projetos de sucesso no setor da Banca e Seguros, o que nos dá uma expertise inigualável em matéria de conhecimento tecnológico, mas também de competências orientadas à concretização das metas de negócio dos nossos clientes.

Presença internacional

Temos capacidade de suporte e entrega em diversos pontos geográficos, permitindo que usufrua de soluções integradas, com opções de custo comuns e maximização do suporte.

Histórias de Sucesso

  • Ageas Seguros | Contact Center as a Service

    A necessidade de implementar uma nova plataforma de contact center surge para manter a operacionalidade do serviço ao cliente, garantir uma simples e suave transição entre plataformas e permitir transformar a experiência de atendimento do cliente Ageas Seguros.
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