A Universidade Católica Portuguesa do Porto acelerou a transição digital na época de pandemia. Contou com o apoio da Axians a quem desafiou a re-imaginação do ensino em sala de aula: Blended Learning. Para o efeito foi utilizada a solução Cisco Webex, que permite lecionar em formato híbrido com alunos em sala e com acesso remoto.

O DESAFIO

A necessidade de modernização, para satisfazer um corpo discente cada vez mais tecnológico, tinha sido identificada há algum tempo. A decisão de adotar uma solução inovadora híbrida em sala de aula – Blended Learning – acabou por ser acelerada devido ao contexto de pandemia de 2020.

A universidade desafiou a Axians a re-imaginar, em parceria, o modelo de ensino com base em três premissas:

  1. Redesign da sala de aula com equipamentos que garantissem uma experiência de aprendizagem irrepreensível, em modelo híbrido. Com um design moderno, alinhado com a estratégia digital e de inovação da Universidade;
  2. Experiência de utilização simples da plataforma de colaboração, para alunos e professores e ainda a integração com outras aplicações de ensino que já existentes. O objetivo era que os alunos em acesso remoto participassem nas aulas quase como se estivessem presentes no local;
  3. Segurança e gestão integradas, incluindo a integridade das comunicações, a privacidade da informação partilhada e ainda a gestão centralizada com a possibilidade de acedermos à analítica da própria solução.

 

A TECNOLOGIA

A solução implementada pela Axians, em conjunto com a Universidade Católica Portuguesa do Porto, para satisfazer as necessidades apontadas foi a Cisco Webex. Esta solução permite uma experiência consistente em qualquer dispositivo e inclui funcionalidades inovadoras baseadas em Inteligência Artificial, como reconhecimento facial, gestual e vocal. Integra ainda de modo nativo com a plataforma de ensino à distância pré-existente da Universidade. Deste modo, é possível que alunos e professores trabalhem de forma simples e unificada.

A Axians instalou nas salas de aula quadros interativos para que o professor possa partilhar as suas notas, quer com os alunos no local quer com os alunos em ensino remoto. A solução possibilita ainda a interação bidirecional com os alunos a distância, sendo complementada com ecrãs, onde aparecem os alunos, e câmaras que acompanham o movimento do professor.

Com a plataforma de gestão centralizada é também possível ativar e personalizar as políticas de segurança e acompanhar métricas.

 

O RESULTADO

Carlos Barreiros, diretor de Sistemas e Tecnologias de Informação na Universidade Católica Portuguesa no Porto, considera que a solução Blended Learning veio para ficar.

O responsável explica ainda quais são os fatores críticos de sucesso de um projeto e concretiza com o que foi feito na Católica do Porto:

  1. Escolha da ferramenta que melhor se adequa ao tipo de negócio, como é o caso da Cisco Webex para trabalho híbrido;
  2. Capacidade de integração da solução com os sistemas existentes, na Católica do Porto a integração com a plataforma de ensino à distância e de produtividade já existente;
  3. Escolha do parceiro certo, que recaiu sobre a Axians.

 

Apesar da tecnologia ser a base, sem dúvida alguma que o que torna tudo isto possível são as pessoas [da Axians] – que facilitam os processos de adoção e que estão disponíveis para fazer o caminho da transição digital em conjunto com as nossas equipas – conclui o responsável da Católica do Porto.