Telco Virtualization
Beneficie de uma tecnologia que cria redes escaláveis e de alto desempenho em pouco tempo. Expanda, atualize ou faça upgrades remotamente através do software com Telco Virtualization. Assista à otimização dos processos e poupe nos custos das tarefas da operação.
Em que consiste a Telco Virtualization?
Telco Virtualization é a nova tendência tecnológica que permite virtualizar as telecomunicações, deixando de lado a necessidade da presença de uma infraestrutura física nas empresas com redes de Telecomunicações.
Com Telco Virtualization, reduz-se o time to market e o setup. Torna-se mais rápido e fácil criar redes, comparativamente ao modelo tradicional que envolve a instalação de hardware físico.
A virtualização das redes de telecomunicações permite ainda automatizar um conjunto de processos e procedimentos que passam a ser feitos de forma automática através do software. Com pouca ou nenhuma ação humana.
Há grandes melhorias também no lado da gestão das operações, nas tarefas do dia a dia e na economia de tempo:
- Os processos de upgrade, expansão ou atualização de uma determinada funcionalidade ou serviço, são feitos remotamente e através do software;
- Não precisa de adquirir novo equipamento cada vez que pretende expandir a rede ou fazer modificações.
Os operadores de telecomunicações e outras empresas tornam-se mais reativos ao mercado. Realizando ajustes quando necessário, reduzindo custos adicionais relacionados com investimentos em infraestruturas físicas.
Soluções de arquitetura aberta em Telco Virtualization
SDN (Software Defined Networks)
A SDN é um conceito de arquitetura que procura tornar as redes entre computadores mais flexíveis, escaláveis e ágeis.
Na tecnologia de Redes Definidas por Software há uma separação entre as funções de controlo da rede e as funções de encaminhamento da mesma (dados). Ou seja, é possível modelar o tráfego, controlar ou programar a rede a partir de um ponto central, utilizando aplicações de software (APIs).
Os operadores de telecomunicações reduzem os custos porque passa a ser possível instalar aplicações ou adicionar funcionalidades ao controlador central, sem ter que comprar hardware específico para estas tarefas.
Para além desta vantagem, a gestão das redes através da SDN também se torna mais eficiente porque é feita de forma centralizada – independentemente da tecnologia existente.
NFV (Network Function Virtualization)
A NFV é uma outra forma de virtualizar os serviços da rede, na qual não é necessário ter um equipamento (hardware) para cada função da rede. O objetivo principal é acelerar o processo de implementação das redes.
Esta arquitetura envolve uma máquina virtual num hardware de base, permitindo aos fornecedores de serviços executarem a sua rede em servidores padrão, ao invés de servidores próprios.
O modelo de arquitetura melhora a performance e oferece a possibilidade de expansão, conforme as necessidades dos operadores. Isto acontece porque a NFV permite que os fornecedores de serviços entreguem novos serviços, upgrades ou funcionalidades, sem ser necessário recursos de hardware adicionais e dedicados.